Brachiaria Humidícola cv Humidícola – Grafitada– 10KG

Brachiaria humidicola características

  • Nome Comum: Humidicola, Quicuia, Esptudinha, Braquiarinha, Capim Agulha
  • Ciclo Vegetativo: Perene
  • Hábito de Crescimento: Estolonifero
  • Altura da Planta: 1,0 m
  • Digestibilidade: Boa
  • Palatabilidade: Boa
  • Proteína Bruta na MS: 4 a 8%
  • Produção de MS: 8 a 10 t/ha/ano
  • Tolerância à Seca: Alta
  • Tolerância ao Encharcamento: Alta
  • Tolerância ao Frio: Média
  • Tolerância à Cigarrinha: Tolerante
  • Fertilidade do Solo: Baixa

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Brachiaria Humidicola, ou Capim Humidicola

A Brachiaria Humidicola cv Humidicola, apresenta alta capacidade de adaptação aos solos de baixa fertilidade a com alto nível de umidade, sua utilização principal é para pastoreio direto, é indicado para gado de corte, caprinos e ovinos na maioria das vezes, sua altura de manejo é de 20 cm na entrada e 10 cm na saída.

O capim humidicola possui um ciclo vegetativo perene, e tem como característica hábito de crescimento estolonífero, a altura da planta pode chegar até 1,0 metro, apresenta boa digestibilidade e palatabilidade, tem um teor de proteína bruta na Massa Seca (MS) de 4 a 8%, e produção de MS de 8 a 10 toneladas/há/ano, possui alta tolerância a seca e ao encharcamento, sua tolerância ao frio é média por se tratar de uma forrageira tropical, tem boa tolerância a cigarrinha e vai bem em solo de baixa fertilidade.

A Humidicola apresenta alto índice de dormência sendo recomendável tratamento e tem origem da Africa equatorial, crescendo espontaneamente na região da Amazônia. Apresenta como característica alta capacidade de adaptação a variados tipos de solo, especialmente os de baixa fertilidade e com alto nível de umidade, rebrota vigorosamente mesmo com manejo baixo e intervalos pequenos de corte sob pastejo , apresenta estolões finos e fortes. As folhas são cores verde-pálidas, e fortemente denticuladas nas margens, é resistente a pastejo e apresenta boa tolerância ao encharcamento, sendo utilizado de forma muito eficaz nas margens, não tolera fogo e produz até 50kg/há de semente.

Produção de Massa Seca de Brachiaria Humidicola cv Humicicola

Nossas sementes conseguem facilmente produzir até 10 toneladas de massa seca por hectare.

No entanto, se você garantir uma excelente adubação, com boa quantidade de água disponível para as sementes de humidicola, você poderá ter um resultado ainda melhor.

 

Resistência a pragas

As nossas sementes de Brachiaria Humidicola cv Humidicola garantem uma pastagem resistente aos ataques da Cigarrinha (Deois spp., Zulia, spp, Aneneolamia reducta), garantindo um tempo excelente para que você não seja surpreendido com a destruição de sua pastagem de humidicola.

Apenas quando a infestação atinge níveis elevados, com mais de 110 insetos por metro quadrado, é que você sofrerá prejuízos, com quedas de até 80% na produção de pastagem.

Em algumas regiões, o capim humidicola pode também ser atacado por cochonilhas (Antonina Graminis) e larvas (Mocis Latipes e Spodoptera Frugiperda), mas apenas se a pastagem ficar abandonada sem qualquer manejo ou trato é que danos podem fazer doer no bolso.

Adubação da semente Humidicola

Nossa semente humidicola se dá bem desde solos fracos e poucos férteis naturalmente, com baixos teores de fósforo, suportando inclusive solos ácidos e altos níveis de alumínio com boa desenvoltura.

Nosso capim humidicola possui grande capacidade de absorção de fósforo (P), o que explica a facilidade em se adaptar bem a solos fracos.

Quando o assunto é produção de matéria seca, a brachiaria humidicola cv humidicola ainda requer menos nitrogênio do que outras  variedades de capim. Os mesmo vale para a adubação de Cálcio, Potássio e Magnésio.

Para se ter uma ideia, outras variedades de brachiaria podem exigir até o dobro de magnésio que a brachiaria humidicola.

Relacionados

× Como posso te ajudar?